Florescer

No Florescer queremos ajudar as pessoas no seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento, com cientificidade e ética, apresentando as melhores práticas dentro da psicologia, com estudo, inovação e acolhimento à diversidade humana. Oferecemos um espaço acolhedor, sofisticado e privado.

Atendimentos nas áreas de:




Atendimento Online

Agende uma consulta online de qualquer dispositivo no conforto da sua casa ou onde estiver, de modo totalmente seguro.


Psicopedagogia

Suporte psicopedagógico para crianças, adolescentes e adultos.

Neuropsicologia

Avaliação neuropsicológica para crianças e adultos.

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional trata a condição do cliente de modo integrado à vida buscando a conquista de sua autonomia e habilidades de vida diária como, por exemplo, cozinhar, brincar, autocuidado, relacionamento social etc.

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um processo em que se analisa o potencial desenvolvido das funções cognitivas, emocionais e comportamentais de um indivíduo. Ela pode ser utilizada para diversos fins como, por exemplo, diagnóstico, planejamento de intervenção e acompanhamento de pacientes. Oferecemos serviços de avaliação diagnóstica com aplicação de instrumentos padrão ouro como Autism Diagnostic Observation Schedule-2 (ADOS@), o Autism Diagnostic Interview – Revised (ADI-R), Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA), Denver Developmental Screening Test – II (DDST-II), Early Start Denver Model (ESDM) e muitos outros. Buscamos em nosso processo de avaliação o desenvolvimento de um plano de intervenção individualizado e eficaz.



Psicoterapia

Suporte psicológico nas abordagens da análise do comportamento e terapia cognitivo-comportamental.

ABA

Intervenção em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo – Applied Behavior Analysis (ABA) – para crianças:

  • apoio escolar e orientação de professores para manejo de comportamentos em sala de aula bem como adaptação do Plano de Ensino Individualizado (PEI);
  • desenvolvimento de habilidades sociais;
  • formação e orientação de acompanhantes terapêuticos (ATs) escolares;
  • intervenção em contextos naturalísticos;
  • equipe multiprofissional;
  • suporte parental ao desenvolvimento do repertório comportamental de crianças no espectro autista.


Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área que promove a saúde, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação / reabilitação), monitoramento e aperfeiçoamento dos aspectos da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem.


Educação física

A educação física é a área da saúde que visa desenvolver no ser humano suas capacidades físicas por meio do manejo motor. Trabalhando habilidades motoras finas e grossas que auxiliarão em suas atividades diárias e em seus gestos desportivos. Promover a regulação do organismo visando suas condições de qualidade de vida e saúde plenas.

Programa de suporte extra escolar

Em breve!

Aprender Brincando, Aprender Fazendo

Desenvolvimento socioemocional

Utilizando o recurso da Lego Education® oferecemos desenvolvimento de forma individual ou grupal para crianças entre 2 anos e 12 anos com o objetivo de trabalhar as habilidades socioemocionais (empatia, regulação emocional, flexibilidade psicológica, atenção, cooperação, autoavaliação, persistência e resolução de problemas) e dificuldades comportamentais como, por exemplo, hiperatividade, agressividade, timidez, déficit de atenção, etc.

O programa é composto por encontros de 1 hora e meia de duração e pode ser realizado por tempo indeterminado.

Em um primeiro contato com os responsáveis, realiza-se uma avaliação comportamental da criança e estabelece em conjunto com o profissional os comportamentos-alvo a serem desenvolvidos. Para a criança participar, os responsáveis precisam de se comprometerem a participarem de um treinamento inicial, entrevista de avaliação e encontros mensais com os profissionais para alinharem objetivos alcançados. Também, os profissionais e responsáveis possuem um canal de comunicação direto para compreender e acompanhar situações imediatas vivenciadas pela criança bem como orientações pontuais sobre o que foi desenvolvido no dia da intervenção e sugestões de atividades que fortaleçam os comportamentos trabalhados. O grupo é realizado com total segurança e com toda higienização. O grupo tem como objetivo trazer atividades lúdicas intencionais ao desenvolvimento infantil e como um recurso importante para a interação social e relacionamento interpessoal.

Aprendizagem criativa;
STEAM – integrar e pensamento holístico e Maker – faça você mesmo; brincadeira com propósito.

Learning to play, learning by doing.

Investir em desenvolvimento socioemocional é aprendizagem vitalícia ao seu filho!

Focar para aprender

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se manifesta na infância e pode persistir na vida adulta. Ele é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os sintomas de desatenção incluem dificuldade em prestar atenção em detalhes e seguir instruções, tendência a perder objetos importantes, esquecimento de tarefas e procrastinação. Já os sintomas de hiperatividade e impulsividade incluem agitação, dificuldade em ficar parado, falar em excesso, interromper os outros e tomar decisões impulsivas (Barkley, 2008).

O programa “Focar para Aprender” é baseado em pesquisas científicas e no programa de desenvolvimento atencional “Pay attention” (Preste atenção, em português), que é como um instrumento de desenvolvimento de atenção sustentada, seletiva e concentrada. Pode ser utilizado de modo interventivo para ajudar as pessoas a melhorar sua capacidade de atenção e foco.

  • Atenção sustentada: capacidade de manter a atenção em uma tarefa por um período prolongado de tempo.
  • Atenção seletiva: capacidade de filtrar estímulos irrelevantes e focar apenas nos estímulos relevantes.
  • Atenção alternada: capacidade do indivíduo de interromper uma atividade e iniciar outra, ou para alternar rapidamente entre uma ou mais tarefas.
  • Atenção dividida: capacidade do indivíduo em realizar duas ou mais tarefas simultaneamente.

Objetivo: auxiliar nas atividades acadêmicas e tarefas diárias, estimulando o desenvolvimento de habilidades de atenção concentrada, sustentada, seletiva e dividida, habilidades de gerenciamento do tempo e organização.

Quem pode se beneficiar?
Crianças, adolescentes e adultos
com diagnóstico de Transtorno de Déficit e Hiperatividade (TDAH).

Estrutura do programa.
Qual a estrutura do programa? O programa tem a duração de quatro meses e pode ser realizado individualmente ou em duplas com demandas próximas. Ele é composto por vinte encontros, que ocorrem uma vez por semana e tem duração de cinquenta minutos cada, tendo avaliação pré e pós-intervenção e contato com contexto escolar.

 

 

Renata Stasiak de Camargo

Graduanda em Psicologia

Biografia

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Sant’Ana (Ponta Grossa – PR).
Atuou como estagiária na área organizacional durante 2 anos.

Geiza da Silva Braga

Biografia

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná, desde 2018. Participou de cursos de aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela Creative Ideias, Gestão de Comportamentos inapropriados pelo Instituto Farol. Realizou o curso de Integração sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica pela Ludens. Atualmente Terapeuta Ocupacional em contexto clínico com crianças, adolescentes e adultos.

SIMONE BARBOSA FECHNER

Biografia

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós graduada em Gestão Educacional e Trabalho Pedagógico. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Conclusão da disciplina de mestrado em fundamentos teórico-metodológicos da avaliação educacional. Conselheira no Conselho Municipal de Educação por 6 anos consecutivos; representante não governamental na comissão inter setorial para discussão e elaboração do plano decenal dos diretos da criança e do adolescente para o município de Ponta Grossa; formadora no PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) durante 3 anos. Experiência de mais de 26 anos no trabalho educacional com crianças. Atualmente atua como psicopedagoga em um programa social de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes atendimento clínico psicopedagógico.

TIAGO DOS SANTOS BARA

Biografia

Psicólogo, Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. Palestrante e Professor convidado em cursos de Pós-graduação em Neuropsicologia e Aprendizagem. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, enfocando principalmente as seguintes áreas: Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica.

Atualmente atua como psicólogo em clínica e também é bolsista e membro do grupo de Neurociências do INSTITUTO DE PESQUISA PELÉ PEQUENO PRÍNCIPE NA LINHA DE PESQUISA: NEUROCIÊNCIA APLICADA À SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Atividades desenvolvidas na área de Transtornos do Neurodesenvolvimento infantil com ênfase em comportamento e aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicometria, Neuropsicologia, Transtorno do Espectro Autista, TDAH e Transtornos da Aprendizagem.

DRIELLY HOREM LEVY SCHINIEGOSKI

Psicóloga

Biografia

Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar (2023) e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Formada no Curso de Formação de Docentes (Magistério) pelo Colégio Sagrada Família (2016). Possui formação como facilitadora do Programa de Qualidade na Interação Familiar da renomada pesquisadora Lidia Weber.

ANA RUBIA ALVES DOS
SANTOS CARRARO

Psicóloga

Biografia

Graduada em Psicologia pela Faculdade Santana (2017). Especializanda em Terapia Cognitivo-comportamental (PUC-PR & Artmed) , especializanda em Neuropsicologia Clínica (Albert Einstein- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa) e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (UFSCar). Especializada em protocolos de avaliação padrão ouro como o Ados2, ADIR e ESDM – intervenção precoce em crianças com Autismo. Uma das autoras do artigo Estratégias de gestão de sala de aula utilizadas pelas professoras da educação infantil (Psicologia Argumento). Participante do grupo de pesquisa “Avaliação sobre os impactos do programa INCREDIBLE YEARS TEACHER CLASSROOM MANAGEMENT às professoras da educação infantil” da Dra Gisele Regina Stasiak.

GISELE REGINA STASIAK

Biografia

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Certificada pelo Incredible Years: parents, teachers and children training series da renomada Carolyn Webster-Stratton, Ph.D. Especialista em Intervenção Cognitiva (Martinus) e Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (UFSCar). Formação em Terapia Comportamental e Cognitiva (CETECC). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2004. Atuou em docência em cursos de graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Faculdade Sant’Anna (Ponta Grossa-PR) e, atualmente, é docente em cursos de pós-graduação voltados à análise do comportamento e terapia cognitivo-comportamental. Em contexto clínico, atual há mais de 19 anos sendo que em 2020 teve a concessão do título de Analista do Comportamento pela Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC). Também, possui publicações de livro, capítulos de livro, artigos científicos e reportagens nos meios de comunicação locais.

http://lattes.cnpq.br/2069010655371308

Mario Cavalari Netto

Psicólogo

Biografia

Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (2023) e em formação nos cursos de análise do comportamento pelo Instituto de Estudos Avançados em ABA no Autismo e Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento. Também, possui formação em diferentes cursos na área da saúde como análises clínica, cuidador de idosos e socorrista.

Jessica Caroline Lovato

Biografia

Fonoaudióloga desde 2019, formada pela Faculdade Sant’Ana. Cursos nas áreas de: ABA (Análise do Comportamento aplicada ao autismo), Linguagem, Motricidade oral, Audiologia e voz, bem como participação em congressos de Fonoaudiologia hospitalar e de Educação.
Possui experiências em motricidade orofacial, audiologia, voz, linguagem oral e escrita e com crianças de desenvolvimento atípico.

Caroline Baranek Cipriano

Biografia

Formada pela Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (2019). Pós graduanda em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade Metropolitana. Capacitação em ABA pelo Instituto Singular. Caroline atua nas áreas de linguagem, leitura, escrita, alterações na fala, voz e motricidade orofacial.

Marcelo Barbosa

Psicólogo

Biografia

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020. Experiência no setor de recursos humanos (RH) de empresas no tratamento de psicopatologias ligadas ao trabalho e na área de CAPS/CRAS.
Atua com atendimento psicoterapeutico de adolescentes e adultos.

Sheyla Silva

Biografia

Educadora Física, bacharel graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino Albert Einsten.
Possui formação internacional em treinamento funcional (MSBC), técnicas de terapia de análise neural e especialista em dor lombar. Possui ainda, formações em análise e diagnóstico da dor sob uma perspectiva emocional e evolutiva, análise comportamental de Reich, Medicina Germânica e mentoria com a equipe Rodrigo Brivio sobre exercícios físico aplicado ao autismo e síndrome de Down.
Atua há 11 anos como preparadora física – comportamental integrativa, visando restabelecer o ser humano as suas funções originais para que desenvolva o máximo de equilíbrio corpo, mente e espirito desfrutando de suas potencialidades.

Nicoli Vitória Costa

Biografia

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Sant’Ana (Ponta Grossa-PR). Formada no curso técnico em Administração (2020). Atuou em escola como aplicadora ABA e tutora de crianças com TEA. Auxiliar de teatro em aulas para o público infantil com o objetivo de estimular a criatividade, expressão corporal, habilidades sociais, concentração, comunicação e autoconhecimento. No momento, realizando o curso Ensino da Inclusão – Aplicador Terapêutico de ABA.

Isabela Ribeiro dos Santos

Biografia

Graduanda em Psicologia na Faculdade Sant’ana (Ponta Grossa- PR). Atuou em tutoria escolar com crianças  do Transtorno do Espectro Autista. Participa de projeto de extensão em contexto escolar e projeto voluntário “Bem da Madrugada”.

Sophia Machado Santos

Biografia

Graduanda em Psicologia pela Universidade Cesumar (Ponta Grossa-PR). Atuou como monitora em duas disciplinas (1) Psicométricos e Avaliação Psicológica e (2) Avaliação Psicológica Infantil. Participou do projeto de extensão da Cesumar denominado Transformar, Expressar, Incluir e Acolher (TEIA) que visa a socialização de crianças do espectro autista.

Maiury Karline Denega

Biografia

Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar (2023) e pós-graduanda em ABA aplicada ao TEA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Experiência como Assistente Terapêutica para crianças com TEA e acolhimento de pais e cuidadores.

Letícia Umeda

Biografia

Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar (2023) e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Giselle Miranda

Terapeuta ocupacional

Biografia

Graduação de Terapia Ocupacional pela Uningá (2024) e em Fisioterapia pela Unicenp Curitiba (2002). Possui pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Censupeg), Fisioterapia no TEA (CBI of Miami) e nas áreas de RPG e pilates (clínico solo e aparelhos).

AMANDA COSTA

Biografia

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2017.
Pós-Graduada em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce pelo Instituto Inclusão Eficiente.
Possuo aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico.
Possuo cursos na área de Bandagem Elástica em Neuropediatria, Integração Sensorial e Gestão de Comportamentos Inapropriados.