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A criança inicia seu processo de socialização na família juntamente com seus pais ou responsáveis e vai aprendendo inúmeros comportamentos para viver em sociedade e em grupo. A medida que cresce ou que a família tem necessidade de que ela ingresse na escola, ela amplia e aprimora todo esse conjunto de comportamentos nesse novo ambiente. Certamente, na escola ela precisa usar as habilidades que já aprendeu e aprender novas, pois as demandas e situações apresentadas são distintas do seu ambiente familiar.
Quando pensamos nessa interligação entre os dois ambientes, família e escola, percebemos que a etapa de escolarização da educação infantil assume um papel decisivo para que as crianças aprendam a conviver bem com seus pares e os adultos a sua volta. Porém, quando a criança entra na escola percebemos que é um momento de grande mobilização aos seus pais ou responsáveis. Eles sentem e querem que sua criança esteja em um ambiente carinhoso, seguro, atencioso e acolhedor. Dessa maneira, o professor assume uma posição fundamental de proximidade com essa criança influenciando seu desenvolvimento infantil e de parceria com os pais ou responsáveis.
Sem sombra de dúvidas, ser professor de criança pequena é um desafio imenso, pois é repleto de bons momentos e de outros mais difíceis de serem geridos. Assim, torna-se essencial que os professores se comportem de uma maneira específica para criarem uma base segura para que todo o processo de desenvolvimento da criança avance em direção às aquisições saudáveis e de sucesso para sua vida e eles se sintam orgulhosos e com mais sentido em sua profissão. Nessa direção, temos atualmente diversas pesquisas realizadas ao redor do mundo apontando para uma base sólida em que um vínculo entre professor e aluno e uma trajetória escolar de sucesso ocorram: a interação positiva e proativa do professor1.
A interação positiva se refere a forma como os professores conduzem os comportamentos dos alunos em sala de aula tendo o foco nas potencialidades e acertos de seus alunos. Dessa forma, além dos fatores curriculares, os professores buscam favorecer os comportamentos sociais e positivos dos alunos2. Os comportamentos dos professores baseados na confiança, atenção positiva, incentivo à cooperação, construção de habilidades sociais, empatia, envolvimento e afetividade contribuem para que as crianças construam uma boa autoestima, autoconfiança, sucesso acadêmico e relações sociais harmoniosas.
Quando os professores agem proativamente com seus alunos, eles se sentem seguros de seus conhecimentos sobre o comportamento humano e sobre eles mesmos. Desse jeito, eles colocam suas habilidades em ação a fim de serem modelos apropriados aos alunos sobre como se relacionarem uns com os outros e, principalmente, sabem antecipar e criar condições que aumentam a chance de seus alunos demonstrarem comportamentos positivos com eles e com seus colegas.
Esse caminho positivo e proativo nas interações é repleto de oportunidades valiosas para que as crianças aprendam a serem alegres, colaborativas, respeitosas, afetivas e seguras consigo mesmas e em suas relações ao longo de sua vida4. Quando o professor escolhe a interação proativa e positiva com seus alunos, pode-se dizer que o investimento no desenvolvimento das crianças será voltado aos campos social e emocional bem como nas melhorias das qualidades de vida e escolar.
O professor empenhado e disposto a investir nesses campos em sala de aula concentra-se seu esforço e atenção no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais como, por exemplo, autocontrole, tolerância à frustração, acalmar-se, expressar e nomear emoções e sentimentos, cumprimentar e agradecer às pessoas, colocar-se no lugar do outro, oferecer ajuda, defender seus direitos, resolução de problemas, aguardar sua vez de falar, seguir regras e acordos, fazer amizades etc2.
Contudo, vem a difícil pergunta: o que o professor pode fazer?
Em seguida, algumas dicas de atividades e comportamentos que o professor pode utilizar para favorecer positivamente o desenvolvimento social e emocional de seus alunos e criar interações prazerosas e seguras com eles5:
Para concluir, segue um link do Instituto Ayrton Senna que desenvolve um trabalho na área de competências socioemocionais e escola e traz materiais e textos interessantes:
Referências:
Carter, K., & Doyle, W. (2011). Classroom management in early childhood and elementary classroom. In C. M. Evertson, & C. S. Weinstein (Orgs.), Handbook of classroom management (pp. 373-406). New York, NY: Routledge.
Stasiak, G. R., & Weber, L. N. D. (2019). Programa de intervenção para professores: desenvolvimento socioemocional na educação infantil. Curitiba: Juruá.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática (2a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Graduanda em Psicologia pela Faculdade Sant’Ana (Ponta Grossa – PR).
Atuou como estagiária na área organizacional durante 2 anos.
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná, desde 2018. Participou de cursos de aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela Creative Ideias, Gestão de Comportamentos inapropriados pelo Instituto Farol. Realizou o curso de Integração sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica pela Ludens. Atualmente Terapeuta Ocupacional em contexto clínico com crianças, adolescentes e adultos.
Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós graduada em Gestão Educacional e Trabalho Pedagógico. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Conclusão da disciplina de mestrado em fundamentos teórico-metodológicos da avaliação educacional. Conselheira no Conselho Municipal de Educação por 6 anos consecutivos; representante não governamental na comissão inter setorial para discussão e elaboração do plano decenal dos diretos da criança e do adolescente para o município de Ponta Grossa; formadora no PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) durante 3 anos. Experiência de mais de 26 anos no trabalho educacional com crianças. Atualmente atua como psicopedagoga em um programa social de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes atendimento clínico psicopedagógico.
Psicólogo, Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. Palestrante e Professor convidado em cursos de Pós-graduação em Neuropsicologia e Aprendizagem. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, enfocando principalmente as seguintes áreas: Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica.
Atualmente atua como psicólogo em clínica e também é bolsista e membro do grupo de Neurociências do INSTITUTO DE PESQUISA PELÉ PEQUENO PRÍNCIPE NA LINHA DE PESQUISA: NEUROCIÊNCIA APLICADA À SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Atividades desenvolvidas na área de Transtornos do Neurodesenvolvimento infantil com ênfase em comportamento e aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicometria, Neuropsicologia, Transtorno do Espectro Autista, TDAH e Transtornos da Aprendizagem.
Psicóloga
Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar (2023) e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Formada no Curso de Formação de Docentes (Magistério) pelo Colégio Sagrada Família (2016). Possui formação como facilitadora do Programa de Qualidade na Interação Familiar da renomada pesquisadora Lidia Weber.
Psicóloga
Graduada em Psicologia pela Faculdade Santana (2017). Especializanda em Terapia Cognitivo-comportamental (PUC-PR & Artmed) , especializanda em Neuropsicologia Clínica (Albert Einstein- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa) e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (UFSCar). Especializada em protocolos de avaliação padrão ouro como o Ados2, ADIR e ESDM – intervenção precoce em crianças com Autismo. Uma das autoras do artigo Estratégias de gestão de sala de aula utilizadas pelas professoras da educação infantil (Psicologia Argumento). Participante do grupo de pesquisa “Avaliação sobre os impactos do programa INCREDIBLE YEARS TEACHER CLASSROOM MANAGEMENT às professoras da educação infantil” da Dra Gisele Regina Stasiak.
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Certificada pelo Incredible Years: parents, teachers and children training series da renomada Carolyn Webster-Stratton, Ph.D. Especialista em Intervenção Cognitiva (Martinus) e Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (UFSCar). Formação em Terapia Comportamental e Cognitiva (CETECC). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2004. Atuou em docência em cursos de graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Faculdade Sant’Anna (Ponta Grossa-PR) e, atualmente, é docente em cursos de pós-graduação voltados à análise do comportamento e terapia cognitivo-comportamental. Em contexto clínico, atual há mais de 19 anos sendo que em 2020 teve a concessão do título de Analista do Comportamento pela Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC). Também, possui publicações de livro, capítulos de livro, artigos científicos e reportagens nos meios de comunicação locais.
Psicólogo
Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (2023) e em formação nos cursos de análise do comportamento pelo Instituto de Estudos Avançados em ABA no Autismo e Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento. Também, possui formação em diferentes cursos na área da saúde como análises clínica, cuidador de idosos e socorrista.
Fonoaudióloga desde 2019, formada pela Faculdade Sant’Ana. Cursos nas áreas de: ABA (Análise do Comportamento aplicada ao autismo), Linguagem, Motricidade oral, Audiologia e voz, bem como participação em congressos de Fonoaudiologia hospitalar e de Educação.
Possui experiências em motricidade orofacial, audiologia, voz, linguagem oral e escrita e com crianças de desenvolvimento atípico.
Formada pela Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (2019). Pós graduanda em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade Metropolitana. Capacitação em ABA pelo Instituto Singular. Caroline atua nas áreas de linguagem, leitura, escrita, alterações na fala, voz e motricidade orofacial.
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020. Experiência no setor de recursos humanos (RH) de empresas no tratamento de psicopatologias ligadas ao trabalho e na área de CAPS/CRAS.
Atua com atendimento psicoterapeutico de adolescentes e adultos.
Educadora Física, bacharel graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino Albert Einsten.
Possui formação internacional em treinamento funcional (MSBC), técnicas de terapia de análise neural e especialista em dor lombar. Possui ainda, formações em análise e diagnóstico da dor sob uma perspectiva emocional e evolutiva, análise comportamental de Reich, Medicina Germânica e mentoria com a equipe Rodrigo Brivio sobre exercícios físico aplicado ao autismo e síndrome de Down.
Atua há 11 anos como preparadora física – comportamental integrativa, visando restabelecer o ser humano as suas funções originais para que desenvolva o máximo de equilíbrio corpo, mente e espirito desfrutando de suas potencialidades.
Graduanda em Psicologia pela Faculdade Sant’Ana (Ponta Grossa-PR). Formada no curso técnico em Administração (2020). Atuou em escola como aplicadora ABA e tutora de crianças com TEA. Auxiliar de teatro em aulas para o público infantil com o objetivo de estimular a criatividade, expressão corporal, habilidades sociais, concentração, comunicação e autoconhecimento. No momento, realizando o curso Ensino da Inclusão – Aplicador Terapêutico de ABA.
Graduanda em Psicologia na Faculdade Sant’ana (Ponta Grossa- PR). Atuou em tutoria escolar com crianças do Transtorno do Espectro Autista. Participa de projeto de extensão em contexto escolar e projeto voluntário “Bem da Madrugada”.
Graduanda em Psicologia pela Universidade Cesumar (Ponta Grossa-PR). Atuou como monitora em duas disciplinas (1) Psicométricos e Avaliação Psicológica e (2) Avaliação Psicológica Infantil. Participou do projeto de extensão da Cesumar denominado Transformar, Expressar, Incluir e Acolher (TEIA) que visa a socialização de crianças do espectro autista.
Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar (2023) e pós-graduanda em ABA aplicada ao TEA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Experiência como Assistente Terapêutica para crianças com TEA e acolhimento de pais e cuidadores.
Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar (2023) e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Graduação de Terapia Ocupacional pela Uningá (2024) e em Fisioterapia pela Unicenp Curitiba (2002). Possui pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Censupeg), Fisioterapia no TEA (CBI of Miami) e nas áreas de RPG e pilates (clínico solo e aparelhos).
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2017.
Pós-Graduada em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce pelo Instituto Inclusão Eficiente.
Possuo aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico.
Possuo cursos na área de Bandagem Elástica em Neuropediatria, Integração Sensorial e Gestão de Comportamentos Inapropriados.